quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Filme: Terra Selvagem - Waodani



End of the Spear
Na ponta da Lança 



        
Clique para Assistir a Versão na Língua Portuguesa


"End of the Spear" é uma adaptação para o cinema de uma história verdadeira que se desdobrou em 1956, quando missionários evangélicos americanos foram cruelmente assassinados na selva amazônica por indígenas da etnia Waodani. 



Acima, missionários americanos assassinados



As viúvas dos missionários se mudaram para a região e passaram a viver com os Waodani, o que significou uma mudança de mentalidade na vida dos indígenas, que acabaram abandonando a violência que, por tanto tempo, os caracterizava.



Acima, viúvas e filhos dos missionários assassinados


A versão brasileira do filme “End of the Spear” é “Terra Selvagem”

“Terra Selvagem” é um filme originário dos EUA, baseado em fatos reais que ocorreram no Equador. A longa metragem mostra o encontro de cinco missionários cristãos com indígenas da etnia Waodani do Equador. Essa tribo segundo o filme era conhecida pela extrema violência que empregava aos seus inimigos, os quais poderiam ser de tribos rivais ou estrangeiros (os missionários cristãos-por exemplo). Os Waodani utilizavam-se desses meios violentos, para punir todos aqueles que ousassem invadir seus territórios.



Acima, matéria veiculada pela revista Life

A história é narrada pelo filho (Steve Saint) de um dos missionários assassinados (Nate Saint) e inicia-se com o violento encontro entre a tribo Waodani e outra tribo rival, o que resultou na separação de duas crianças indígenas Waodani: Mincayani (futuro líder da tribo) e Dayumae (refugiou-se com os brancos). A sequência é marcada pela violenta liderança de Mincayani e a preparação dos missionários para o contato com a tribo. É interessante ressaltar a relação de Nate Saint (missionário) com seu filho Steve, esse último sempre preocupado com seu pai, porém, admirando sua coragem



Acima, foto tirada pouco antes da morte dos missionários

O encontro entre os Waodani e os missionários foi um desastre; motivado por informações falsas fornecidas pelos próprios membros da tribo, Mincayani, lidera seus guerreiros incluindo mulheres, assassinando os “estrangeiros canibais”. Após o baque inicial as esposas dos missionários e seus filhos entraram em contato com a tribo, instalando uma espécie de acampamento, para isso contaram com a ajuda de Dayumae e Kimo (guerreiro Waodani), o que revoltou profundamente Mincayani. Após um determinado tempo de convívio marcado pela desconfiança, “as missionárias” com ênfase para a atuação de Rachel Saint (tia de Steve Saint), conseguem uma relação amigável com os Waodani, inclusive com o até então irredutível, Mincayani.



Acima, Rachel Saint com guerreiros Waodani 

A parte final do filme mostra toda a comoção da tribo com a morte da missionária Rachel e a volta do agora adulto Steve, este, é convidado por Kimo a morar com os Waodani e continuar o trabalho de sua tia. Com a negativa de Steve, Mincayani tenta convencê-lo, e para isso o leva ao lugar onde ocorreu o assassinato dos missionários, inclusive de seu pai. Após revelar que matou Nate, o líder Waodani revela que o viu “pular a grande jiboia” (espécie de experiência sobrenatural que um indivíduo “especial” presencia mediante a morte) ainda vivo. Também conforme a tradição Waodani, o filho tem o dever de vingar a morte do pai, então Mincayani ordena que Steve o mate, no entanto este último responde: “ninguém tirou a vida de meu pai, ele a entregou”.



Acima, cena do filme End of the Spear

Como o filme é cristão, os missionários são retratados como mártires e os índios, selvagens, que no final são domados, ou melhor, levados ao convívio com o cristianismo. A última cena do filme é um exemplo disso, mostrando o então temível Mincayani reconhecendo a importância da ação missionária. Essa cena é de certa forma a culminância de toda a história do filme (missionários destemidos que são capazes de enfrentar a própria morte pelo evangelho), portanto a manteria, uma vez que, se Steve assassinasse Mincayani ele contrariaria tudo aquilo que seu pai acreditava, ou seja, a última cena é a consequência de toda trama e acredito que não poderia ser diferente.



Acima, Steve Saint com Mincayani e seu grupo



Entrevista com Steve ao lado de Mincayani, o assassino de seu pai



UEMA - Universidade Estadual do Maranhão
PDR - Programa Darcy Ribeiro
Disciplina – América Colonial
Aluna – Queila dos Santos Ribeiro
Resumo do Filme: Terra Selvagem



Participe deste Projeto!
Ajude a Construir o Futuro Que Nós Queremos!