quinta-feira, 26 de julho de 2012

Missão: 2ª Viagem Missionária


Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia
2ª Viagem Missionária 2012
Relatório Geral
Manaus – AM

Com muita alegria e satisfação queremos comunicar os primeiros resultados da 2ª Viagem Missionária do Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia, realizada entre os dias 26 de junho e 26 de julho de 2012 na cidade de Manaus. Desde a nossa chegada temos realizado diversas programações com as crianças e seus familiares nas comunidades mais vulneráveis da periferia, em especial as do Crespo e de SantaEtelvina.


Meninos do Crespo

O bairro Crespo tem mais de 100 anos e ainda apresenta um dos índices de vulnerabilidade mais acentuados de toda a Manaus. O saneamento básico é  quase zero e a população  sofre com a quantidade  de lixo descartado diariamente nos igarapés.
Contudo, concentra um dos principais centros de difusão cultural do Amazonas: o Centro Cultural dos Povos da Amazônia que já recebeu ao Papa João Paulo II e foi utilizado para realizarmos diversas atividades culturais com as crianças e adolescentes que nunca haviam estado naquele local.



Crianças do Crespo pela 1ª vez em um museu.


O bairro Santa Etelvina também apresenta índices de vulnerabilidade bastante elevados. Não fossem as recentes instalações de modernas bases policiais a situação poderia ser bem diferente.
Contudo, o bairro tem crescido bastante e muitos jovens que haviam sido evangelizados anteriormente foram encontrados fora de situação de risco. Muitos outros puderam ser visitados, aconselhados e reintegrados nos caminhos do Senhor.



Educação ambiental com culto na Igreja Metodista do Crespo.

Em todos os lugares procuramos sempre envolver as crianças, adolescentes e jovens em atividades que transformem o tempo ocioso em oportunidades de crescimento pessoal e comunitário. Para tanto, foram planejadas ações criativas, culturais com forte ênfase evangelística, objetivando a difusão da Palavra de Deus e o desenvolvimento da pessoa como um todo, visando sua formação espiritual, ética, profissional e cidadã.
Nesta 2ª viagem missionária, o Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia contou com o apoio de parceiros ligados à área de educação, saúde e meio ambiente que forneceram valiosos subsídios para o aperfeiçoamento do Projeto em direção a educação para a sustentabilidade em uma região onde toda a cooperação é extremamente valiosa e necessária.


Caroline Melo, Prof.ª do Ensino Básico e Fundamental



Dr. José Lino Bezerra, Médico da Família



Daniel Pinto Bandeira, Secretaria do Meio Ambiente


Foram realizadas Escolas Bíblicas de Férias com o tema “Deus Criou a Amazônia!”, abordando desde os relatos bíblicos da criação em Gênesis até as atuais técnicas de preservação do meio ambiente e seus ecossistemas.
Seu desenvolvimento deu-se através da realização de teatrinhos com a participação das crianças e professores, contos, estórias, brincadeiras, orientações e estatísticas recentes sobre meio ambiente e sustentabilidade.
As crianças aprenderam a confeccionar brinquedos duráveis a partir de garrafas Pet como o “vaivém” ou “big-bag”, “pega-bola” e carrinhos. Também aprenderam a confeccionar objetos a partir de garrafas de vidro e latas para brinquedos e utilidades domésticas. 

 
Confecção do "Pega-Bola"

Receberam orientações muito valiosas sobre as vantagens do uso inteligente dos recursos naturais, da coleta, seleção e reciclagem de materiais descartados, cuja destinação estava sendo realizada de forma irregular, elevando os índices epidemiológicos pela proliferação de doenças infectocontagiosas e infectoparasitárias.



Meninas de Santa Etelvina


Na “Casa do Médico da Família”, um tipo de Unidade Básica de Saúde, realizamos atividades com as crianças e familiares que tiveram a oportunidade de ouvir as recomendações do Dr. Lino, médico da família no Crespo, sobre os cuidados pessoais básicos para a preservação da saúde familiar com um forte apelo em favor da melhoria no saneamento básico da comunidade.



Casa do Médico da Família no Crespo

Houve evangelismo, orientação para a saúde e higiene bucal com distribuição de escovas e copos de uso durável com temas infantis ou de papel em substituição aos descartáveis de plástico.
Kits educativos, evangelísticos, brindes e lanchinhos ao final de cada atividade e uma nova integração das crianças entre o ensino bíblico e os cuidados com todos os aspectos da criação. As crianças do ensino básico que tinham dificuldades escolares receberam reforço particular com os professores.



Reforço Escolar  no Crespo



Lanchinho no Crespo




Orientação para a higiene bucal



Como parte da programação do Roteiro Cultural, houve projeção dos filmes “Tainá I”, no Cine Salvino Santos do Centro Cultural e “Tainá II”, em espaço disponibilizado dentro da própria comunidade, onde a temática da sustentabilidade foi bastante difundida com destaque à importância dos povos da Amazônia para a preservação do meio ambiente. As crianças e professores também participaram da 56ª edição do Festival Folclórico do Amazonas (FFA) no Centro Cultural Povos da Amazônia




Cineminha no Crespo - Tainá I




Cineminha no Centro Cultural Povos da Amazônia - Tainá II






O Programa Educar para Crescer continua tendo um espaço importantíssimo nas atividades do Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia. Em todas as oportunidades apresentamos e distribuímos o “Guia da Educação emFamília”, contendo as “Dez ideias simples para você participar da vida escolar da sua filha e filho”.  O retorno foi imediato com testemunhos e leituras participativas dos pais ou responsáveis.



Programa Educar para Crescer da Editora Abril


No trato com as comunidades indígenas dentro de reservas supervisionadas pela FUNAI, assistidas pela FUNASA e amparadas por várias Associações, ONGs e Igrejas, o Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia tem assumido uma posição adequada à laicidade do Estado em respeito às determinações legais previstas na legislação em vigor.



Oca Tradicional Dessana


Nestes casos, a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo tem sido feita através de nosso testemunho cristão com base no amor revelado em Jesus Cristo. Isto acontece através da oferta de atividades educacionais e culturais voltadas à preservação da saúde, do meio ambiente, da sustentabilidade, de campanhas e ações em favor dos direitos e autonomia do povo indígena.




Família do Pajé Dessano da RDS  Tupé


Nos casos em que estas comunidades estejam fora de reservas indígenas e do gerenciamento do Estado, o Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia tem compartilhado a Palavra de Deus também por meio da distribuição de exemplares da Bíblia Sagrada em língua portuguesa. 




Família do Cacique Dessano da RDS  Tupé



Nesta 2ª viagem missionária distribuímos 32 exemplares da Bíblia em língua Portuguesa, doadas por fiéis colaboradores da missão, entre os indígenas das etnias Dessana, Tukano e Tuyuca que habitam a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de São João do Tupé e entre todos os marinheiros da Marina do Davi, uma cooperativa de transporte fluvial, que nos conduziu gentilmente até o local.



Profissionais de Transporte Fluvial  da ACAMDAF


Para a 3ª viagem missionária, o Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia já programou a distribuição da recente tradução do NovoTestamento em língua Tukano entre todos os indígenas Tukano e Tukanizados que se encontram nas imediações de Manaus.








Bíblias em língua Portuguesa doadas por fieis colaboradores da Missão



As comunidades inundadas de Vila Nova Esperança e Nossa Senhora de Fátima receberam kits do “Semeando a Palavra que Transforma Vidas” da SociedadeBíblica do Brasil, oferecido pelo Centro Acadêmico John Wesley, o Programa Educar para Crescer e materiais escolares. 



Família ribeirinha de Nossa Senhora de Fátima


Através do seu Roteiro Cultural, o Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia promoveu a integração das crianças com os conteúdos oferecidos pelo “Museu do Homem do Norte” com um acervo de milhares de peças que contam a história da Amazônia e de seus povos através dos tempos com o apoio de guias e educadores especializados.




Roteiro Cultural: Museu do Homem do Norte



Conheceram a Casa do Caboclo com objetos e utensílios domésticos comuns até o início do século XX. Visitaram a Oca dos Índios Aruak e a Casa dos Yanomami com exposição de todos os seus instrumentos, ferramentas e utensílios. Conheceram a Casa de Farinha, a Casa do Seringueiro e a Casa do Guaraná com todas as máquinas e processos antigos de produção de farinha de mandioca, borracha e guaraná que, juntamente com outros produtos, formam a base econômica da Amazônia.




Roteiro Cultural: Museu do Homem do Norte



Através do seu Roteiro Cultural, o Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia promoverá em sua 3ª viagem missionária a integração de crianças e adolescentes com os conteúdos oferecidos pelo Museu do Índio, Museudo Seringal Vila Paraíso, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Museu da Imagem e do Som, Museu de Numismática, Museu Tiradentes, Museu e Laboratório de Arqueologia, Ateliês de Restauro de Obras de Arte e Documentos de Papel, Centro Cultural Palácio Rio Branco, Usina Chaminé e Teatro Amazonas.



Veja Também:
O Futuro que Nós Queremos: http://www.youtube.com/watch?v=_DjmI13121U
Plano Nacional Missionário 2017-2021: https://drive.google.com/drive/folders/0BzpalBvRuahaVXVMdmxvc2J2UVE   

Participe deste Projeto!
Ajude a Construir o Futuro que Nós Queremos!